Dinler Antunes é pesquisador em nível de pós-doutorado no Departamento de Computação da Rice University (Houston, TX). Suas pesquisas estão focadas na bioinformática estrutural e na imunoterapia contra o câncer. Mais especificamente, seus projetos incluem o desenvolvimento de métodos computacionais para auxiliar na criação de tratamentos personalizados, possibilitando a seleção de novos alvos para imunoterapia (utilizando dados estruturais), e a predição computational de possíveis reações adversas em tratamentos baseados em células T.

Possui graduação em Biomedicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2008), com ênfase em Imunologia e Virologia, e mestrado em Genética e Biologia Molecular (2011) pela mesma Universidade (PPGBM/UFRGS). Possui doutorado em Ciências (2014) pelo Programa de Genética e Biologia Molecular (PPGBM/UFRGS), tendo desenvolvido seu projeto no Núcleo de Bioinformática do Laboratório de Imunogenética (NBLI). Tem experiência na área de imunoinformática, com ênfase em resposta imunológica celular, reatividade cruzada e análise estrutural de complexos peptídeo-MHC. Foi um dos responsáveis pelo desenvolvimento do CrossTope Data Bank, um banco de modelos estruturais com foco no estudo da imunogenicidade e na predição de reatividade cruzada. Atualmente trabalha em colaboração com uma equipe do Centro de Pesquisa em Câncer MD Anderson, desenvolvendo métodos de bioinformática estrutural que podem ser utilizados para aprimorar a seleção de peptídeos tumorais para uso no desenvolvimento de terapias personalizadas. Ele também é um dos coordenadores do PUB Houston e um contribuidor permanente do Blog da Sociedade Brasiliera de Imunologia (SBlogI). Veja textos selecionados aqui.

Mais detalhes podem ser encontrados em seu curriculum vitae.

Notícias

  • Eu escrevi sobre a epidemia de SARS-CoV-2 para o Blog da Sociedade Brasiliera de Imunologia aqui. Dados mais atualizados sobre o número de casos e óbitos confirmados no Brasil podem ser encontrados aqui e, para o mundo, aqui.